18 dicas para deixar sua sala mais elegante

Publicado em 28/11/2023

Compartilhe:

Descubra 18 dicas incríveis para deixar sua sala mais elegante. Transforme seu espaço agora mesmo. Leia mais!

Sendo o cartão de visita das casas, queremos que esse ambiente seja elegante e acolhedor.

Como decorar sua sala de forma elegante e ao mesmo tempo funcional? Descubra como escolher os móveis certos, combinar cores e texturas, além de aproveitar ao máximo a metragem disponível. Afinal, ela é o coração da casa e merece toda atenção na hora da decoração.

Confira as nossas 18 dicas para uma sala de estar moderna e incrível:

1. Faça um bom planejamento

Antes de começar, é essencial definir algumas perguntas. Isso porque, para alcançar o objetivo desejado na decoração, o projeto deve se basear em alguns pontos:

●    Metragem do cômodo;
●    Atividades que serão realizadas no espaço;
●    Quem irá usar a sala;
●    Estilo desejado;
●    Orçamento disponível.

Com essas questões bem definidas, se torna possível utilizar todo o potencial do espaço, o tornando perfeito para as suas necessidades.

2. Contraste entre cores e texturas

Para aliar elegância e conforto em sua sala, pode-se usar almofadas com cores neutras, como branco, bege, cinza e marrom.
E para tornar o projeto ainda mais visualmente interessante, crie um contraste com as texturas. Algumas ótimas opções são o veludo, linho e padrões geométricos.

3. Iluminação estratégica

Para uma sala mais acolhedora e relaxante, o ideal é aplicar iluminação indireta. Uma dica são as fitas de LED, que podem ser colocadas na borda do teto e lâmpadas amarelas ou incandescentes.

Use também luminárias de piso, abajures ou pendentes para criar pontos de luz específicos, que podem ser usados sozinhos ou junto com outros focos, adicionando profundidade e destaque ao espaço.

4. Organização estilizada

Uma sala de estar elegante e moderna deve ser, antes de tudo, funcional e bem organizada.

Para unir elegância e praticidade no ambiente, podem ser usadas caixas decorativas, cestas elegantes e prateleiras multifuncionais e bem organizadas.

5. Móveis planejados

Uma ótima opção para aplicar mais personalidade e elegância em sua sala de estar são os móveis planejados.

Para proporcionar mais versatilidade ao projeto, podem ser usadas mobílias modulares, como mesas de centro e bares, que permitem mudar a dinâmica do ambiente conforme necessário.

6. Arte nas paredes

Transforme suas paredes em galerias de arte elegantes e únicas. Obras de arte como pinturas, fotografias e litografias vintage trazem mais da sua personalidade à sala. 
Aqui a escolha é bem pessoal. Para projetos mais intimistas podem ser usadas obras minimalistas e com pouco contraste entre suas cores. Para ambientes ecléticos, podem ser usadas peças em diferentes tamanhos e formatos.

7. Tapete e almofadas

Um tapete elegante pode harmonizar todo o ambiente. Opte por materiais macios e padrões que conversem com o restante da decoração, enquanto proporcionam mais conforto e estilo ao projeto. 

Use também almofadas com diferentes estampas, de acordo com o estilo do projeto. Elas são uma ótima opção para dar uma repaginada na decoração sem gastar muito.

8. Painel para televisão

Um painel é imprescindível para quem quer deixar o aparelho na sala sem estragar a decoração. Além disso, eles também otimizam o espaço do ambiente, muito útil em cômodos pequenos.

A escolha do material depende muito do estilo do projeto e algumas boas opções são os de madeira maciça, MDF laqueado e aço escovado.

9. Plantas para frescor

Para a sala, é preciso escolher aquelas plantas que se adaptam bem a ambientes com pouca luz ou iluminação indireta; como suculentas, cactos e peperômias. Há várias opções para você escolher e deixar seu ambiente ainda mais completo.

10. Acessórios arrojados

Adotar acessórios arrojados na decoração da sua casa não é apenas uma escolha estética, mas uma oportunidade de injetar personalidade e singularidade ao ambiente.
Podem ser usadas uma variedade de elementos, como esculturas, peças de design ou elementos ecléticos, que permitem uma expressão autêntica de estilo.

11. Assentos confortáveis e estilosos

Sendo o ambiente mais social da casa, o conforto da sala é parte essencial em qualquer projeto. Invista em mobílias produzidas com material de qualidade e que aliem qualidade e estilo.

Sofás minimalistas e poltronas confortáveis são ótimas opções para uma sala elegante e aconchegante. 

12. Cortinas longas

Dê um toque dramático com cortinas longas. Uma boa pedida são os tecidos leves com cores que complementam o restante da decoração, trazendo mais elegância ao ambiente. 

Além disso, elas são essenciais para impedir a luminosidade direta e aliviar o calor em dias mais quentes.

13. Faça bom uso das cores

A escolha da cor das paredes e dos revestimentos impacta diretamente no objetivo desejado para o projeto. 
 
Para salas mais alegres e vibrantes, a dica é usar cores quentes, como vermelho, laranja e amarelo. Já para salas mais tranquilas e aconchegantes, o ideal é usar cores frias, como bege, amarelo, lilás e cinza claro.

14. Integração de ambientes

Um conceito que está bastante em alta atualmente é o de ambientes integrados, que podem facilitar e estimular o convívio, ainda mais quando o espaço é limitado. Muitas vezes é válido otimizar o espaço e investir em móveis multiuso.

São projetos que podem conectar espaços como sala, cozinha e varanda gourmet, sendo ideal para quem curte receber a família e os amigos em casa. 

15. Parede de destaque

Você pode escolher uma parede para ser a estrela. Pinturas, fotos de alta qualidade ou até mesmo textura 3D, podem criar um ponto focal impressionante.

O local pode ser usado também para um espaço de convivência, com um bar modular e banquetas; ou um cantinho de leitura, com prateleiras planejadas e uma poltrona confortável.

16. Cimento queimado

Uma tendência de piso que está bastante em alta em 2023 é o cimento queimado. Ele proporciona um toque rústico e sofisticado ao ambiente, sendo perfeito para projetos de estilo industrial. 

Além disso, o revestimento pode ser usado também tanto em paredes como em pequenos detalhes, como vasos e pratos, dando um visual único à sala.

17. Transparências

Mais uma tendência que está em alta esse ano, o vidro estilo reflecta, pode ser utilizado em vários tons e mobílias, como porta de cristaleiras, racks e buffets.

O conceito garante personalidade à sala de estar, com móveis espelhados e com efeitos que variam conforme a incidência de luz.  

18. Aromatizadores de ambiente

Um bom perfume é parte fundamental da elegância. Além de agradar aos sentidos, um bom aroma também pode gerar mais bem-estar em sua casa! 

Velas aromáticas e difusores são ótimas opções, já que além de perfumarem o ambiente, também ajudam na decoração do espaço. Existem diversas fragrâncias como canela, flores e madeira, que podem ser usadas de acordo com o gosto pessoal e o estilo de decoração.

Ao buscar a elegância na decoração, lembre-se de que cada escolha é uma expressão do seu estilo pessoal. Ao final, a verdadeira elegância reside na harmonia entre funcionalidade e estética, entre o conforto e o requinte. 

Curtiu as dicas? Esperamos que elas ajudem você no planejamento de uma sala de estar elegante, funcional e moderna! Se tiver qualquer dúvida, é só procurar a Italínea mais próxima de você. Será um prazer ajudar no seu projeto dos sonhos.

Artigos relacionados

5 truques de decoração moderna para se inspirar
Decoração do quarto de hóspedes: dicas essenciais
Estratégias inteligentes para organizar roupas, acessórios e objetos pessoais

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Siga-nos no Instagram

@moduleitalinea_
Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.