Entenda como móveis funcionais ajudam no seu escritório

Publicado em 26/09/2023

Compartilhe:

Um ambiente de trabalho mais funcional tende a impulsionar a produtividade. Veja algumas dicas.

Nos últimos anos, as definições sobre trabalho foram atualizadas. Principalmente no que se refere ao local onde ele é realizado. O home office cresceu em grande proporção, bem como os espaços destinados à coworking.

Aquele modelo tradicional de escritório ainda existe, mas já não é o padrão a ser seguido. Tudo está mais flexível, o que, por um lado, abre caminho para infinitas possibilidades. Por outro, cria grandes desafios para o design e organização de escritórios. Tudo está muito mais personalizado, já que um escritório não é mais igual ao outro.

É aí que os móveis funcionais entram em cena, como uma tendência que chegou para ficar. Eles são grandes aliados para quem tem uma área mais limitada e precisa otimizar o espaço. Há vários exemplos deles, como mesas dobráveis para deixar a área livre enquanto não estiver trabalhando ou ainda mesas e pufes baús, que trazem mais possibilidades de armazenamento. Destaque também para as peças com rodinhas ou desmontáveis, que podem ser facilmente movimentadas, permitindo que você leve o seu escritório para outro lugar.

Seja como for, um móvel funcional está diretamente relacionado com o desempenho das pessoas no ambiente de trabalho, aproveitando espaços de maneira inteligente.

Além de tudo isso, ainda precisa ser bonito e ergonômico. 

Confira algumas dicas que podem lhe ajudar a ter um escritório mais funcional.

Tecnologia e produtividade

O ambiente profissional é algo que acaba influenciando positivamente ou negativamente e isso, claro, interfere na produtividade. Quem se sente bem no seu local de trabalho tende a render melhor nas atividades diárias. Logo, é primordial incentivar a construção de um espaço que torne a rotina mais agradável e crie essa atmosfera de motivação.

A tecnologia no mobiliário otimiza as rotinas com alternativas que facilitam a conectividade. Num projeto focado em móveis de escritório funcionais, é importante investir em soluções como, por exemplo, as tomadas embutidas, USBs e os carregadores por indução, que tornam o ambiente mais dinâmico e automaticamente conectado. 

Quase todas as tarefas diárias requerem a ajuda de algum dispositivo móvel. Por isso é recomendável pensar em alternativas que permitam procedimentos ininterruptos.

E isso não se limita ao perímetro laboral propriamente dito. Os espaços de convivência também podem e devem oferecer soluções tecnológicas. Nesse sentido, é possível dar destaque aos totens em cozinhas, mini USBs em sofás, na intenção dos colaboradores carregarem o celular na hora do almoço, e outras ideias que agreguem valor e valorizem o público interno da empresa.

Layout ergonômico

A ergonomia é essencial para manter o conforto e a saúde durante longas horas de trabalho, e ao planejar o layout do seu espaço de trabalho, você deve levar em consideração algumas dicas.

- Tenha uma cadeira funcional, cuja altura possa ser ajustada de forma que seus pés fiquem apoiados no chão e seus joelhos formem um ângulo de aproximadamente 90 graus. Certifique-se de que a cadeira ofereça suporte adequado para as costas e possua ajustes para encosto e altura.

- A mesa também deve ser ajustável, de acordo com a altura da cadeira, para que o usuário mantenha os braços apoiados confortavelmente, em um ângulo de 90 graus.

- Posicione o monitor do computador na altura dos olhos, aproximadamente a uma distância de um braço de comprimento.

- Sua mesa pode contar com um suporte que posicione o teclado e o mouse em uma altura que permita que seus braços e pulsos fiquem relaxados e em linha reta.

- Certifique-se de ter uma iluminação adequada no seu espaço de trabalho. Evite reflexos na tela do computador e posicione a fonte de luz de forma a evitar sombras indesejadas. A iluminação natural é sempre uma ótima opção, mas, se necessário, utilize luzes de mesa ou lâmpadas direcionadas.

Armazenamento e organização

Uma ótima maneira de adicionar armazenamento e organização é aproveitar o espaço vertical. Veja como fazer isso.

- Instale prateleiras suspensas na parede para armazenar livros, caixas de arquivos e equipamentos de escritório. As prateleiras suspensas liberam espaço e ainda mantêm os itens ao alcance das mãos.

- Pendure nichos embutidos ou estantes verticais para criar áreas de armazenamento adicionais, que podem ser perfeitas para organizar pastas, documentos e materiais de escritório.

- Instale armários aéreos acima da sua mesa de trabalho. Eles podem ser utilizados para guardar itens que não são frequentemente usados, como suprimentos extras e papéis.

- Utilize suportes de parede para pendurar itens como quadros de aviso, calendários, porta-canetas e outros acessórios. Esses suportes liberam espaço na mesa e ajudam a manter as coisas organizadas e visíveis.

- Explore a variedade de organizadores verticais disponíveis, como porta-lápis, organizadores de papel, suportes de arquivos e gavetas empilháveis. Esses itens podem ser fixados na parede ou colocados em prateleiras.

- Opte por móveis que possuam gavetas com compartimentos internos. Isso ajudará a manter pequenos itens, como canetas, clipes e papéis, organizados e facilmente acessíveis.

Um toquezinho de aconchego sempre vai bem

As cortinas são um bom complemento decorativo, mas, muito mais do que a sensação de aconchego, o item traz funcionalidade, permitindo adaptação de iluminação, conforto térmico e até mesmo trazendo mais privacidade.

Já os tapetes são excelentes para trazer conforto e dar um charme na decoração do escritório. Os modelos lisos e mais claros ajudam a iluminar e ampliar o ambiente, já os coloridos dão mais vivacidade para o seu local de trabalho.

E, claro, sempre é importante ter o suporte de profissionais qualificados desde o início do projeto dos seus móveis planejados. Para isso, conte com a Italínea.

Artigos relacionados

Espaço Limitado? 6 Dicas para Otimizar o seu Apartamento

Sala com cozinha americana integrada: harmonize os ambientes

Cloffice: 4 inspirações para criar um escritório prático

Fonte: Italínea - departamento de Marketing

Siga-nos no Instagram

@moduleitalinea_
Solicite um orçamento

Solicite um
orçamento

Os móveis planejados dos seus sonhos estão esperando por você! Temos os especialistas perfeitos e prontos para desenvolver seu projeto de vida feliz de forma única e personalizada.